1º Aniversário do Obturador

Hoje, pela hora marcada no relógio universal: quatorze horas, o blog "O Obturador do Pensamento" celebra o seu primeiro ano de vida. Um ano recheado de fotografias feitas em Aveiro, Espinho, Florença, Gaia, Porto, Santa Maria da Feira.... Um ano recheado de coisas boas, momentos tristes, desilusões, capítulos encerrados e um livro ainda por acabar. Se Jorge Nuno Pinto da Costa no seu livro editado em 2004 "Largos dias têm cem anos" diria que se torna quase uma missão terminar o livro em cem dias. "Onde nos encontramos?" foi a primeira história da bela Inês e do Miguel. Em 2013 dei vida à Carminho e ao Eduardo. 


O ano terminou em casa de gente boa: a Nilsa, o Luís, a pequena Mafalda. Verdadeiramente encantado com o som que saía do vinil, o piano de cauda de Keith Jarrett, e com uma simpática biblioteca entregou-me para as mãos uma obra de José Saramago, homem que nunca admirei sinceramente. Depois de ter sido o primeiro português a receber um Prémio Nobel, convidou-me a ter uma ideia diferente. Também ele não era grande fã da escrita do homem que se apaixonou por Pilar e uma ilha das Canárias. 

Hoje, pelas 11:50 comecei a viagem literária de um professor chamado Tertuliano Máximo Afonso, um personagem que atravessa um período de depressão e lhe é sugerido uma sessão de cinema em casa, esquecer os exercícios (TPC) dos alunos e conhecer a história de Inês de Castro - personagem com elevada carga histórica - o nome não terá sido escolhido por acaso. Prometi a mim mesmo ler sem qualquer pretensão de me apaixonar pela escrita do Saramago, apenas ter uma visão diferente da de ontem à noite. 

2018 será um ano mais dedicado às leituras, às fotografias, às partilhas, às entrevistas, às conversas, ao saber responder a questões não resolvidas nos últimos 365 dias. O blog terá novidades e o "Obturar falando" continuará a fazer parte do mundo digital. 

Feliz Ano Novo! 


Para quem quiser recordar as entrevistas aqui ficam os endereços de todos os "Obturar Falando" de 2017: 

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/10/obturar-falando-feat-joao-belchior.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/08/obturar-falando-feat-rita-azevedo.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/07/obturar-falando-feat-barbara-lins.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/05/obturar-falando-feat-catia-cardoso.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/04/obturar-falando-feat-sergio-pereira.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/07/obturar-falando-com-maria-pessanha.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/03/obturar-falando-feat-maria-cvetkovic.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/02/entrevista-c-helena-kendall-segunda.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/04/grao-de-conversa-com-liliana-felix.html

https://obturadordopensamento.blogspot.pt/2017/02/1-obturar-falando-c-helena-kendall.html


Share:

0 comentários